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Redação Bebidas e Afins
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Especialistas em sustentabilidade podem variar no assunto em foco, mas há uma tecla na qual eles não cansam de bater: empresas e consumidores precisam reduzir o consumo de recursos naturais. Pelo bem do planeta e consequentemente, do próprio bolso (escassez de matéria-prima significa pressão sobre os preços a pagar por ela). Nada melhor, para o meio ambiente e para o próprio negócio, do que produzir o mesmo produto utilizando menos material.
A Coca-Cola apresentará no festival de música SWU, no próximo fim de semana, uma embalagem de água apresentada pela primeira vez pela empresa no Japão, em 2009. A garrafa Crystal Eco de água mineral sem gás, de 500 ml, abarca uma série de diferenças em relação às garrafas PET convencionais. Tem uma tampinha menor, com 0,8 gramas a menos de polipropileno (um tipo de plástico) que as anteriores, já utilizada em outras bebidas da marca.
Também adota a tecnologia PlantBottle, aplicada a algumas garrafas do refrigerante Coca-Cola e que utiliza 30% de PET feito a partir de cana-de-açúcar (o restante é PET convencional, fabricado a partir de petróleo). Por último e mais importante, ela tem espessura e peso menores, o que reduziu o consumo de PET por garrafa em 20%.
Dessa forma, a garrafa pode ser torcida pelo consumidor antes de ser enviada para a reciclagem. Amassada, a garrafa tem um volume 37% menor e poderá ser transportada mais facilmente para os pontos de coleta de materiais recicláveis.
Para chegar a esse modelo, a Coca-Cola FEMSA Brasil, maior engarrafador da empresa na América Latina e que domina 50% do mercado brasileiro de água da Coca-Cola, teve de mudar o processo de produção das garrafas em sua planta em Mogi das Cruzes, SP.
O diretor de marketing da joint-venture, Rodrigo Campos, explicou que equipamentos novos, como o maquinário de sopro das embalagens (processo pelo qual elas são feitas) foram trazidos da Alemanha, totalizando um investimento de US$ 10 milhões. Toda a adaptação das linhas de produção das garrafas levou mais de um ano.
Além de mais leve (de 15,6 gramas para as atuais 12 gramas), a nova garrafa também tem alguns vincos que facilitam a torção da embalagem por parte do consumidor. “Hoje, o problema da reciclagem é o espaço que o lixo exige. Muitas pessoas precisam carregar seu lixo reciclável até os pontos de coleta em sacolas enormes. As garrafas menores estimularão a reciclagem por parte do consumidor”, disse Campos.
O produto começará a chegar aos consumidores em janeiro de 2012. As primeiras praças a contar com a Crystal Eco serão as atendidas pela Coca-Cola FEMSA, que correspondem a quase 50% do mercado brasileiro de água da marca.
Entre elas estão a grande São paulo e alguns municípios no interior do estado, grande Belo Horizonte e região serrana do estado do Rio de Janeiro. Em três anos, 100% das garrafas de água sem gás da marca devem seguir o padrão da nova embalagem. A estimativa é que cerca de 90 milhões de garrafas nos novos moldes saiam da fábrica da FEMSA de Mogi em 2012. No festival SWU, serão distribuídas 720 mil garrafinhas.
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